quinta-feira, março 17, 2016

Nuno Laurentino promete um modelo mais "moderno e integrado"

Texto in Sapo Desporto de 11/03/2016
Nuno Laurentino, nadador olímpico em Atlanta96 e Sydney2000, evocou hoje um modelo mais "moderno e integrado" durante a apresentação da sua candidatura às eleições à Federação Portuguesa de Natação, no auditório do complexo de piscinas do Jamor.

O ato de apresentação da candidatura para o quadriénio de 2006/10 contou com a presença de várias figuras do desporto nacional, como o velejador Gustavo Lima, a marchadora Susana Feitor, o capitão da seleção nacional de ténis, Nuno Marques, além do antigo secretário de Estado do Desporto do Governo PS, Laurentino Dias, de quem Nuno Laurentino foi assessor.

"Só para ver esta moldura humana já valeu a pena lançar a minha candidatura. A minha ligação há natação já perdura há 30 anos. A modalidade deu-me uma carreira desportiva e moldou o meu caráter", começou por afirmar o antigo nadador do Algés, que representou a seleção nacional por 56 vezes durante 15 anos, oito dos quais como capitão nacional.

Laurentino diz sentir que “o caminho que a natação tem levado nos últimos anos não serve os interesses da modalidade”. “A minha candidatura quer colocar a natação noutro patamar desportivo. Temos de melhorar a articulação entre os clubes e as autarquias. Com a atual direção, a natação tem vivido sob um modelo desintegrado. Além disso, a atual direção tem estado virada para dentro de si própria", criticou Laurentino, que chegou a ser vice-presidente da FPN na temporada de 2004/05.

O candidato também tem experiência política no setor, tendo sido adjunto e assessor de Laurentino Dias, deixando críticas à gestão protagonizada pelo atual presidente, António José Silva. "Tem existido pouca transparência financeira e uma estagnação desportiva preocupante. Nos últimos anos, têm sido batidos mais recordes mundiais do que máximos nacionais, verificando-se uma elevada taxa de abandono no escalão de seniores durante a última década", acusou.

Nuno Laurentino quer deixar obra feita e pôr "Portugal a nadar", prometeu. Para já, vinca que a sua candidatura é suportada por seis vetores fundamentais: confiança, profissionalismo, proximidade, rigor, modernidade e ambição. "A natação precisa de virar a página. O financiamento tem de chegar aos atletas. É que os pais têm sido o principal patrocinador da modalidade em Portugal", sublinhou.

Foram vários os ex-atletas portugueses que hoje apoiaram publicamente Laurentino. "É o candidato da maturidade e da responsabilidade", enalteceu Nuno Delgado, antigo atleta olímpico do judo.

A apresentação da candidatura de Nuno Laurentino ao cargo de presidente da FPN também foi presenciada por um dos candidatos, Carlos Fernandes, atual presidente da Associação de Lisboa, dirigente que, no final do evento, fez questão de cumprimentar o antigo nadador olímpico.

O atual presidente, António José Silva, deverá revelar a sua disponibilidade para se recandidatar a novo mandato durante a assembleia geral agendada para sábado, no Complexo do Jamor.

Etiquetas:

45 Comments:

Anonymous Anónimo said...

gosto especialmente da presença do Laurentino Dias, acho que é revelador de que não se trata apenas de defender a modalidade ou não precisaria de tal presença.

quinta-feira, março 17, 2016 8:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isto não vai lá, nem com botões de punho, nem com fatos que não colam ao corpo.

quinta-feira, março 17, 2016 9:41:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

gostei das criticas do Tino a si próprio e ao ex secretario de estado quando falou da legislação que não existe para apoiar os atletas de alto rendimento. Então o Laurentino Dias não foi secretario de estado e o Tino seu adjunto? que fizeram para melhorar as condições de tais atletas?

esta gente é de memoria curta.

quinta-feira, março 17, 2016 9:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Enquanto adjunto do secretário de Estado nada fez pela Natação e já nessa altura o abandono e a dita estagnação existiam, tudo o que diz já está a ser actualmente feito pelo Presidente vigente e o Laurentino não apresentou nada de novo. Nota-se bem que esta é apenas uma guerra do Algés contra o actual presidente e desta forma a natação não tem nada a ganhar. Não me parece a pessoa certa para o cargo e pelos candidatos já anunciados o melhor continua de longe a ser o actual presidente. Deixem de pensar em egos e pensem na natação.

quinta-feira, março 17, 2016 10:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"esta gente" dá a cara, tem passado, presente e futuro na modalidade. E tu?

quinta-feira, março 17, 2016 10:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Tino foi formado no clube TAP e sobretudo no Benfica. Viva o Benfica.

quinta-feira, março 17, 2016 1:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Haja coragem: esta candidatura está colada a um clube. Ninguém tem dúvidas acerca dos objectivos perseguidos e as posições públicas do candidato demonstram-no.

quinta-feira, março 17, 2016 2:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Está ligada a um clube mas mesmo assim será mais transparente nas suas decisões que a actual direcção. Lamentável os factos só virem a público muito após as eleições do final deste ano. Senão ui ui...

quinta-feira, março 17, 2016 3:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também não podemos dizer que o actual presidente está preocupado com isto ou aquilo.
Onde param as licenças desportivas para a presente época? Estamos a terminar Março e nem uma palavra. Possivelmente não fazem falta...
Onde param os Kits e os cartões do Portugal a Nadar? Estamos em Março e nem uma palavra...
Onde está a alteração estatutária que termine com um orgão social afastado da sua eleição pela Assembleia Geral?
Onde está a alteração estatutária que redefina a função dos C. de Disciplina e do C. de Justiça?
Onde está o cumprimento dos Estatutos da FPN por uma Assoc.Regional que recentemente actualizou o nome e a área, ultrapassando os limites dos distritos e ocupando áreas de outras A.Regionais?
Não estamos esquecidos das confusões recentes em termos de regulamentos e locais de provas?

quinta-feira, março 17, 2016 3:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

está colado a um clube? bem se vê que está colado a um clube, com a quantidade de apoios fora desse clube que tem granjeado semana após semana.
grande tino, a natação precisa de ti.

quinta-feira, março 17, 2016 3:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aperta com eles Tino!

quinta-feira, março 17, 2016 3:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Nuno Laurentino, não tem nem nunca transmitiu, publicamente ou através da suas relações ou contactos, nenhuma ideia ou projecto que venha a estabelecer alguma diferença positiva na modalidade.
"Umbilicalmente" ligado a um clube, só pode preocupar todos os demais agentes, praticantes e dirigentes da modalidade.
Com uma especial relação com a natação pura, faz prever à imagem do anterior Presidente, uma clara tendência menos favorável às outras disciplinas

Entendo que o protagonismo e o poder seja motivador para um candidato mas não é de todo suficiente para a eleição do mesmo.
Quanto ao facto da natação lhe dever muito, enquanto importante representante da modalidade e do país, não é de certeza garante duma direcção que fará a diferença.

sexta-feira, março 18, 2016 9:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Afinal de quem estás a falar?
É que repente, pareceu-me que falas do actual presidente, onde o que dizes, servem de fato feito à medida.
Nomeadamente isto: "Entendo que o protagonismo e o poder seja motivador para um candidato mas não é de todo suficiente para a (re)eleição do mesmo."
Neste ponto "Umbilicalmente ligado a um clube, só pode preocupar todos os demais agentes, praticantes e dirigentes da modalidade." Foi o que levou a que só em segunda volta fosse eleito.
E foi o que aconteceu neste mandato até este momento, o que deixa uma seria preocupação com o futuro da natação.
Houve quem tivesse tido demasiadas ideias mas que não conseguiu concretizar, dizendo agora que aprendeu muito e que agora é que estará em condições.
Coisas todos os candidatos dizem, mas quando não conseguem realizar fica o sabor de oportunidade perdida.

sábado, março 19, 2016 12:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Alguém recorda uma medida tomada enquanto assessor ? Que novidades trouxe anteriormente à natação pura ? Já foi vice-presidente. Também nessa oportunidade se perderam inúmeras ocasiões de somar.
Ou seja, nas duas anteriores funções não acrescentou nada à modalidade. A não esquecer.

sábado, março 19, 2016 12:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E porque não enveredar por uma carreira política, deixando para outros estas lides ?

sábado, março 19, 2016 12:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nada fará, nada tem para oferecer, não sendo demonstrar a vontade de se candidatar.
A política pura e dura, deverá ser a opção, deixando a oportunidade a quem realmente poderá fazer algo de diferente.
Que ao menos na FPN, se eleja e se dê a oportunidade a quem quer e consiga fazer diferente.
Conselho ao candidato:
Agora que a facção política e de governo voltou a ser favorável ao mesmo, que invista e se dedique a outras oportunidades e deixe à natação a oportunidade de progredir e continuar a proporcionar, aquilo que usufruiu enquanto atleta que foi.

sábado, março 19, 2016 2:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que continue ou que volte a treinar, o Clube. Deverá ser essa a função e serviço suficiente mas exclusivo para contribuir para a evolução da natação.

sábado, março 19, 2016 2:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que ensine, se for capaz, aos atletas do seu clube, o muito que lhe transmitiram.

sábado, março 19, 2016 4:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A maturidade é fundamental para a função.

sábado, março 19, 2016 4:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caros anonimos anti-nuno que a mim me parecem apenas um, medo do que?
que conceito democratico é o vosso?
o mesmo que compra os votos aos delegados através de uma medalhas de... mérito?

sábado, março 19, 2016 5:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto o que temos é que saiu o partido de um e entrou o partido de outro.
Se dizem que um não deu provas quando podia, que raio de provas é que este tem dado e vai dar no tempo que resta?
E descobriu recentemente que se deveria recandidatar, depois de andar a telefonar para uns e outros?
Só deve haver eleições após as eleições nas Associações, sendo os Estatutos bem claros sobre isso.
Só falta antecipar as eleições ainda com os actuais delegados.

sábado, março 19, 2016 7:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anónimo das 5:27

...o correcto é dizer...que a mim me parece.
Quanto a pensares sermos apenas um, tens a ideia que para além do Clube a que pertences, existem muitos outros.
Quanto ao conceito tens razão, vamos a votos e se por um acaso ganhar o teu candidato, veremos o que fará.

É fácil prometer e inventar ideias, bem mais difícil é fazer e obter bons resultados.

sábado, março 19, 2016 7:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As eleições estão a ser preparadas com os atuais delegados, os que receberam as medalhas...

domingo, março 20, 2016 5:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se o Nuno Laurentino será um bom Presidente. Mas há algo que sei, que o actual não o foi durante estes 4 anos. Longe disso. Talvez apenas para os seus próximos.

segunda-feira, março 21, 2016 9:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo de segunda-feira, março 21, 2016 9:34:00 da tarde

...ou para os que precisam de continuar a ir ao supermercado.

E a saga das saídas/mudanças/demissões continua, mais uma houve por estes dias. Mas que se passa ou que se passou durante este mandato? Quantas foram e quantas ainda vão ocorrer até no último trimestre?

Já se começa a ver alterações até no comportamento de alguns delegados nas AGs. Parece que na última ocorreram muitas coisas. Mas como nem noticiam ao povo a reunião das mesmas, nem a Ordem de Trabalhos, é porque devem pertencer ao clube dos aventais.
Clareza, transparência, paredes de vidro é coisa que não se pratica para os lados do Jamor.

Sr.Presidente da Mesa da A.Geral, gostávamos de saber o que por aí se passa!

segunda-feira, março 21, 2016 10:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É impossivel o conceito de Presidente perfeito com a nossa conjuntura economica!
Venha quem vier... os problemas serão os mesmos!
Tem que se ir mais a cima, e não depende de A, B ou C!

Portanto... qualquer um dos 3... será basicamente o mesmo!

segunda-feira, março 21, 2016 10:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas quem pretende um presidente perfeito?

Mas quem pretende um presidente que saiba tanto, que escreva tanto, que sonhe tanto que não perceba o que tem de ser feito e o que pode ser feito?

Mas quem pretende um presidente que de tanto adulado, se convence que o que lhe dizem é a verdade?

Quem pretende um presidente que pensa que corre tanto que se vai encontrar sozinho a correr?

Só queremos um que esteja presente e que perceba a função.

segunda-feira, março 21, 2016 11:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu n sei se o Nuno pode ser bom presidente, mas sei que o que lá está, não o é!

terça-feira, março 22, 2016 10:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Laurentino deve continuar o excelente trabalho que está a desenvolver no seu clube de sempre. Os atletas têm progredido imenso com os seus ensinamentos. Métodos modernos e muita experiência.

quarta-feira, março 23, 2016 9:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parece que também, lá para Vila Real se estava a desenvolver um bom trabalho num Clube, vai para quatro anos.
Pena que não tivesse sido continuado.
Esperança é que brevemente o volte a ser.

quinta-feira, março 24, 2016 1:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A candidatura do Tino pretende revolucionar por completo o panorama da natação em Portugal, propondo um programa a 12 anos, com 3 ciclos olímpicos.

quinta-feira, março 24, 2016 6:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Programa a 12 anos com 3 ciclos olimpicos?? já agora faça aí um programa de 40 anos e 10 ciclos olimpicos, assim iremos ter a elite da natação liderada por portugueses nao?? Senhores deixem-se de planeamentos, que é o que tem falhado anteriormente, e vejam mas é o trabalho que se faz diariamente nos clubes e associações que aí é que está o problema. Isto de planear o futuro é muito giro até tudo o que foi planeado dar errado. Esta é apenas a minha opinião.

quinta-feira, março 24, 2016 9:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

porquê tanto medo em ver o Laurentino como candidato?

quinta-feira, março 24, 2016 11:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O modelo integrado do candidato é sobejamente conhecido e foi aplicado no consulado da anterior presidência. Secretário técnico, estagiários, director técnico, etc., etc..

quinta-feira, março 24, 2016 5:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vim passar a Páscoa a Portugal e nem queria acreditar na notícia ! O Nuno Laurentino quer ser presidente da federaçāo. Só neste país.

quinta-feira, março 24, 2016 5:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lá está o especialista de solos a mandar bitaites! Só neste país .

quinta-feira, março 24, 2016 8:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Currículo desadequado para a função.

quinta-feira, março 24, 2016 10:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

5.45

só neste Pais é que os Nunos Laurentinos não podem liderar federações, ficando a mesma entregue a borgessos que sabem tanto de natação como eu de aboboras.

quinta-feira, março 24, 2016 10:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Especialista de solos mas finalista, e tu?

sexta-feira, março 25, 2016 11:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um candidato tem de ter conhecimentos na área da gestāo. Isto nāo é uma brincadeira de crianças.

sábado, março 26, 2016 9:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Há explicações que se exigem no que se refere a incompatibilidades. Que cargos desempenha o candidato e são compatíveis com este cargo e quais os que temporária ou definitivamente pensa abandonar.

sábado, março 26, 2016 2:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O vosso desespero é proporcional ao muito trabalho apresentado pela actual direção. Temos pena.

sábado, março 26, 2016 2:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao anónimo de sábado, março 26, 2016 9:49:00 da manhã

Tens toda a razão. Tem que ter conhecimento de gestão, do markting, da liderança, da comunicação inter-pessoal,etc. Enfim tem que ser um DIRIGENTE.

Mas porque é que não te lembraste de dizer isso durante os últimos três anos?
Foi o que sempre, neste mandato esteve em falta.



sábado, março 26, 2016 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ao muito trabalho apresentado pela actual direção??????

esta é a anedota do ano!

domingo, março 27, 2016 10:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Deve-se referir ao trabalho(lhão) que tivemos em os aturar.

Até parece que nem controlaram os danos e e nem viram que falhou o projecto em todas as vertentes. Só uma não falhou, a hipótese que foi concretizada do dito presidente nunca estar presente a tempo inteiro na casinha do Jamor, só passando por lá ocasionalmente.
Não pode ser que com um comportamento destes se queira recandidatar. Até porque já tem o titulo no curriculum.
Com tantos afazeres longe, tem a razão suprema para deixar o lugar livre, evitando assim a porta pequena.

domingo, março 27, 2016 5:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home